Concha García não faz parte das vovós que não lidam bem com a tecnologia e inclusive passou grande parte da sua vida trabalhando em uma loja de fotografia em Valência, na Espanha. Contudo, ela era apaixonada mesmo por pintar.
A mulher de 86 anos pintava em telas, mas teve que deixar a arte porque seu marido estava doente e o cheiro de tinta o incomodava muito. Por isso, em 2006 seus filhos a presentearam com um computador e ela logo se interessou pelo programa Paint, onde foi aperfeiçoando suas habilidades e hoje cria verdadeiras obras de arte.
No início ela divulgou seu talento só para a família e amigos, mas sua neta viu que aquele potencial todo merecia ser mostrado e quis popularizar a arte pelo Instagram. No dia 9 de março, a vovó já tinha 361 seguidores, mas na tarde de 11 de março ela foi descoberta por um usuário do Twitter e de repente passou os 20 mil seguidores.
Em entrevista ao Verne, do El País, Concha contou qual foi sua reação a tudo isso:
“O meu telefone não para de tocar… Na sexta-feira, quando tudo começou, eu ri muito com meus netos, não sabíamos o que estava acontecendo, eu até me assustei um pouco“.
“Há desenhos que levaram duas semanas para fazer e outros que demoraram mais de um mês, tento ir ao detalhe, recomeço, apago novamente… Tenho um desenho preso que eu tenho estado com ele por um ano“, conta a artista.
Muitas de suas obras são inspiradas nos cartões postais enviados por seu marido, que por motivos de trabalho viajava com frequência.
“Minha avó tem pintado com o Paint durante muitos anos, mas ela aperfeiçoou sua técnica, se tornou uma estrela do Instagram, ela está muito feliz“, contou Alba Herrera uma de suas netas.
García começou a pintar no Windows XP e continua a fazê-lo no Windows 7.
“Ultimamente tenho pouco tempo porque faço muitas viagens, mas não parei de desenhar“, diz García, que promete mais postagens em sua conta Instagram @conchagzaera, gerenciada por suas netas.
Confira alguns desenhos de Concha: